Notícias do CEBRAC

Fevereiro tem Carnaval!

Por NATHÁLIA ANTONIO.



Mês de janeiro dando tchau e muitos de nós brasileiros começamos a sentir saudades do calor, da época de festas e folia do nosso país. Como já dizia Jorge Ben Jor, fevereiro tem Carnaval ! E pasmem, essa máxima também se adequa à Suíça!!! Sim, aqui tem Carnaval e muito animado por sinal.


Como no Brasil, as pessoas saem para a celebração fantasiadas e muito empolgadas, entretanto por estarmos no continente Europeu, as fantasias precisam ser robustas e quentes para que ninguém congele durante a farra. Outra característica das fantasias são suas inúmeras cores vibrantes e máscaras estranhas.


De acordo com a tradição germânica, a época carnavalesca começa no dia 11 de novembro, a partir das 11h11 da manhã. Meio confuso né?!!! Pois bem, nesse dia é comemorado o nascimento do Hoppeditz, um personagem que, de acordo com a história, surge de um pote de mostarda. O Hoppeditz participa das festas até a quarta-feira de cinzas do ano seguinte, quando é queimado e enterrado.


A temporada de confetes e serpentinas é dividida por "estados" (chamados de cantões) e por religião. Nos cantões protestantes o Carnaval começa uma semana depois dos festejos já terem sido realizados em outros lugares.


Os Carnavais de Lucerna e Basileia são os mais importantes e conhecidos do país, tanto que em 2017 a UNESCO inscreveu o "Fasnacht" de Basileia na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e sem contar que, a mesma festa foi listada como uma das cinquenta melhores festividades locais da Europa. Uau!


Essas duas cidades, que estão situadas no lado alemão da Suíça, deram o nome de Fasnacht para a tradicional festa de rua. Vale ressaltar que, encontra-se facilmente festinhas e bandinhas nas praças de muitas outras cidades e vilarejos.


Outra informação importante: Apesar da enorme animação, não tem feriado de carnaval na Suíça. Poxa!


Como toda boa festa que se preze não pode faltar música e comida. As "Guggenmusik" são bandinhas que saem à caráter tocando muitas vezes canções de artistas famosos através de pífanos e tambores, elevando assim o astral da galera.


A comida fica por conta das tortas de queijo, salsichões e do famoso doce que só aparece nessa época do ano, o "Fasnachtschüechli".

Tal doce, encontrado em qualquer mercado local um pouco antes e/ou durante o Carnaval, nada mais é que, uma massa de pastel frita sem recheio coberta com açúcar de confeiteiro.


Entrevista


Carnaval de Lucerna


Muito interessada nas peculiaridades dessa folia, fui conversar com Noah Barreiro, um rapaz suíço de 18 anos, que participa do Fasnacht desde 3 aninhos e hoje em dia, tocando Schlagzeug (bateria), integra uma Guggenmusik de Lucerna.


Ele me esclareceu sobre o interessante "Urknall", que é uma explosão/estrondo às 5 horas da manhã para oficializar o início do Fasnacht na chamada "quinta-feira suja" tendo desfiles que atravessam toda a cidade.


Ele também me explicou que os integrantes das Guggenmusik fazem suas próprias fantasias e que essas devem ser sincronizadas de acordo com o estipulado pelos grupos musicais, mas que o público tem toda liberdade para brincar com as fantasias que tiverem vontade. Tudo é possível!


Também foi citado que existem duas paradas no Carnaval lucernês, uma na quinta-feira (Fasnachtdonnerstag) e outra na segunda-feira (Fasnachtmontag).


Agora vem o fato curioso, a Guerra de laranjas. Oi??? Então, nessas paradas desfilam carros carnavalescos pela cidade e dentro deles as pessoas, que estão desfilando, tacam laranjas nos foliões expectadores desse show. Muito interessante!


Outra curiosidade é o Monstercorso, desfile que acontece no final da tarde/Início da noite , para finalizar a época de cortejos na cidade de Lucerna.


Noah também explicou que esses grupos musicais não possuem ajuda governamental, mas que tal ajuda vem dos fãs dessa folia, integrantes das bandas e alguns patrocinadores. Ou seja, se você visitar e amar o Fasnacht, pode fazer parte dessa festa.


O Urknall desse ano aconteceu em 20 de fevereiro.


Carnaval de Basileia


Acredite se quiser, todas as luzes da cidade de Basileia são apagadas, cerca de 200 panelinhas, localizadas em todo o centro da cidade, começam a tocar a mesma marcha junto com bateristas e flautistas. Deve ser de arrepiar!


Depois disso um grupo de pessoas começam sua procissão, cada uma com sua enorme lanterna de lona iluminada, decorada com pinturas sobre algum assunto tema do cortejo. O desfile acontece até o amanhecer.


O Espetáculo tem início na segunda-feira antes da quarta-feira de cinzas , às 4 horas da manhã e se chama "Morgenstraich".


A dica para os visitantes do Morgestraich é chegar cedo, bem antes das 4 horas para conseguirem um bom lugar no meio do público. Com certeza vai valer a pena!


Os bares e restaurantes servem os três pratos tradicionalmente associados ao Fasnacht: Mehlsuppe (um caldo feito de farinha e cebola) e tortas de cebola e queijo.

O próximo Morgestraich acontece em 2 de março.



Cebrac, Zürich, 23.02.2020.

Últimas notícias

Clique e fale com a gente!

Copyright © 2014 | CEBRAC Centro Brasil Cultural | All rights reserved.